Com as mudanças na realidade social e econômica das cidades interioranas, a empresária Eulânia Tavares viu a oportunidade de negócio FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Em Iguatu, agência de diaristas lança tendência

A ampliação dos direitos trabalhistas fez com que muitas pessoas desistissem de contratar empregadas domésticas

Serviços que eram exclusivos de grandes centros urbanos começam a chegar às cidades do Interior. Ainda de forma tímida, o segmento que oferecem serviços de limpeza para residências e lojas surge no mercado local e aposta na conquista de novos consumidores. Há motivos para isso: está cada vez mais difícil contratar as tradicionais empregadas domésticas.

Nesta cidade, na região Centro-Sul, a empresa pioneira na oferta de serviços de faxina é a Eula Service, que tem como lema "Sua casa em boas mãos". Trata-se de uma agência de diaristas, segundo explica a proprietária do estabelecimento, Eulânia Tavares. "Acreditamos na nossa proposta e o meu sonho começa a se tornar realidade, facilitando a vida de muitas famílias que enfrentam dificuldades para contratar faxineiras ou empregadas domésticas", ressalta a empresária.

A falta de mão de obra especializada tem sido dificuldade recorrente nos últimos anos. Um dos empecilhos, que vem gerando apreensão, são as mudanças na legislação trabalhista. A ampliação dos direitos dos trabalhadores domésticos fez com que muitas pessoas desistissem de contratar empregada doméstica. Outro aspecto é que nas cidades do Interior, até bem pouco tempo, havia maior disponibilidade deste tipo de mão de obra, que agora está escassa.

Mediante as mudanças na realidade social e econômica das cidades interioranas, Eulânia Tavares teve a iniciativa de abrir a empresa que faz a intermediação de diaristas. "Vi a necessidade das famílias e também a minha, pois havia perdido o emprego", conta. Ela havia trabalhado por oito anos como chefe de linha de produção em uma fábrica de confecções, instalada nesta cidade.

Após refletir sobre o que fazer, Eulânia Tavares reuniu forças e decidiu abrir a própria empresa. Alugou uma sala no Centro da cidade, próxima à Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana, e implantou a agência de diaristas. "Faço a intermediação entre as donas de casa e as diaristas e, quando necessário, também coloco a mão na massa", explica. "Graças a Deus está dando certo e, diariamente, aparece serviço", comemora a empresária.

Início

Hoje, ela conta com quatro operárias que fazem o serviço de faxina nas casas. "Já apareceram alguns trabalhos em empresas comerciais, mas a maioria é nas residências", diz Eulânia. "Aos poucos, a demanda está crescendo e superando a nossa expectativa". O preço varia entre R$ 40 e R$ 70, dependendo do tamanho do imóvel e do serviço solicitado. "A gente faz uma visita para saber o que a dona da casa quer e apresenta um orçamento. As minhas funcionárias são treinadas, recebem noções de ética", frisa.

O advogado Alan Bezerra, especialista em Direito Trabalhista, observa que as mudanças na legislação modificaram a realidade local. "Era comum a contratação desses profissionais sem o pagamento do salário mínimo e de outros direitos, mas agora, com anúncio intenso das mudanças, há um temor generalizado. As reclamações trabalhistas cresceram e muitos evitam contratar empregada doméstica" explica Alan Bezerra.

Pouca oferta

Por outro lado, muitas mulheres desistiram de exercer a função de emprega doméstica. "As mais jovens não desejam mais esse tipo de ocupação", observa o advogado. "Há duas realidades: escassez de mão de obra e desistência de contratação". Outros associam o atual cenário à ampliação de benefícios sociais, como o Bolsa Família, e aposentadorias de trabalhadores rurais. "A renda das famílias pobres foi ampliada e muitos não querem mais trabalhar nas casas de famílias", observa o consultor empresarial João Alverne Albuquerque. "Até a contratação de diaristas está difícil, pois as que estão no mercado alegam não haver disponibilidade ante uma agenda lotada".

A funcionária pública federal Ana Oliveira disse que há dois anos optou por contratar diaristas. "Achei melhor, para evitar questões judiciais", afirma. Ela aprovou a iniciativa da empresa de Eulânia Tavares, que oferece mão de obra para serviço de limpeza em casa. "Penso que essa é a tendência".

Mais informações:

Eula Service

Rua Dr. João Pessoa, 446

Centro

Telefones: (88) 3581. 3710

(88) 9797.0724

Fonte: Diario do Nordeste

Escrito por Juan Carlos
Acessos: 103

Cineclube realiza itinerância na zona rural de Iguatu

O Cine Mangaratiba, desenvolve no mês de Julho a programação Julho em Arte e Cultura em diversos equipamentos culturais da cidade, nessa programação o Cineclube desenvolvido semanalmente pelo Núcleo de Artes, Educação e Cultura Dr. Edson Luiz Cavalcante Gouvêa juntamente com a Secretaria Municipal de Assitência Social realiza itinerância em diversos locais da cidade por meio dos territórios atendidos pelos Centros de Referencia de Assistência Social, na última quinta feira a criançada do Bairro Cohab II teve a satisfação de assistir uma sequência de curtas infantis, desta vez no próximo dia 24 de Julho o Cine Mangaratiba visitará a comunidade de Barrocas, zona rural do distrito de Alencar.

Para Michel Prudêncio Coordenador de Ações Culturais o Cine Mangaratiba tem um papel importante na formação de platéia em Iguatu, visto que o cinema tem esse papel de formador de público e promove o contato com a arte, a atenção as comunidades rurais é uma prioridade do Prefeito Aderilo em sua politica cultural e assim vamos aos poucos mantendo esse contato com os cantinhos mais belos de nosso Iguatu, disse.

O Cine Mangaratiba funciona toda quinta feira circulando a cidade, com o intuito de fortalecer a formação de platéia para o cinema e promover a inclusão cultural.

Serviço

Cine Mangaratiba - 20h

Sítio Barrocas

Distrito de Alencar

Escrito por Juan Carlos
Acessos: 60

Igreja planeja debate com candidatos a governo do Estado

A exemplo do que aconteceu na eleição para prefeitos em 2012, a Diocese de Iguatu atraves do bispo Dom Joao , pretende realizar  no dia 19 de Agosto,

um debate com os candidatos ao governo do Estado. Vários segmentos da sociedade estiveram presentes entre eles a Pastoral da crianca, Comissao de Justica e paz,

Ami, Sindicato dos comerciários, líderes de partidos, Irmãos Maristas e representantes de jornais e radios de Iguatu. A idéia foi ouvir os segmentos da sociedade para que aconteça um debate saudável e proveitoso com os candidatos e que a população possa conhecer um pouco mais sobre cada um deles e suas propostas para as diversas demandas do povo. A tentativa é formatar um debate com o mesmo sucesso que houve em 2012.  Houve proposta também de que ao invés de um debate realize-se um programa de entrevistas individuais com os candidatos. Antes do debate haverá um seminário no auditório do Diocesano com lideranças da região  para analisar a atual conjuntura política e a realidade do Estado do Ceara. 

No final da reunião decidiu-se que realmente será um debate com a presença de todos os candidatos. Uma comissão irá reunir-se posteriormente para decidir como será o formato do debate. Sugeriu-se tambem que os candidatos assinem um documento se comprometendo com o que foi prometido durante o evento. 

Escrito por Paulinho Neto
Acessos: 181
O evento contou com a palestra de Ricardo Oliveira, medalhista da OBMEP

Prefeitura de Iguatu lança o Projeto Rumo à 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática

O Prefeito Aderilo Alcântara, através da Secretaria da Educação, realizou na manhã do  dia 18 de julho no Teatro Pedro Lima Verde o evento de lançamento do Projeto Rumo a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Municipais- OBMEP 2014.

“O objetivo desse projeto é contribuir com a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental II das Escolas Municipais na disciplina de Matemática e preparará 100% dos alunos de 6º ao 9º ano que obtiveram melhor desempenho na avaliação diagnóstica visando o alcance de uma boa proficiência na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”. Explicou Ateilton Félix, Chefe de Núcleo da Coordenadoria de Currículo e Formação e um dos coordenadores da OBMEP no município.

O Projeto será desenvolvido no contraturno escolar e aulões ao sábados em seis pólos (ver lista abaixo), envolvendo 270 alunos e tem por objetivo principal contribuir com a superação das principais dificuldades dos alunos na disciplina de Matemática, como raciocínio lógico matemático para resolver problemas reais e, assim, torrnar-se apto a intervir de maneira crítica, dinâmica e consciente na sociedade, como cidadãos competentes transformando a Matemática em um instrumento útil para a vida e o trabalho.

O pentacampeão Ricardo Oliveira da Silva, de Várzea Alegre, esteve presente com palestrante sobre a OBMEP, destacando o quanto a sua participação foi importante na sua vida, motivando os alunos presentes a, também, participarem.

As atividades pedagógicas do Projeto serão realizadas em Pólos de Atendimento:

Pólo 1-CAIC Agrupar as escolas: Luiz Vieira da Mota, Antonio Cipriano, Maria Irismar Moreno Matos.

Pólo 2- E.E.F. Pacífico Guedes- agrupar as escolas: N.S.Perpétuo Socorro, Adahil Barreto, Antonio Maria das Neves.

Pólo 3-E.E.F. Alba Araújo- agrupar as escolas: Maria Selvita, Francisco Sebastião Uchoa, São Sebastião

Pólo 4-E.E.F. Marta Maria Sobreira- agrupar as escolas: Osmindo Mangueira, José Cardoso, Onélia Pereira.

Pólo 5-E.E.F. Pe. Januário Campos- agrupar as escolas: Elze Lima Verde, Antonio Cirilo.

Pólo 6: E.E.F.Judite Cavalcante Silva: agruparas escolas João Rocha Fialho e Amélia Figueiredo Sá de lavor. 

Fonte: Assessoria da Secretaria de Educação do Município

Escrito por Juan Carlos
Acessos: 54

Família procura por homem desaparecido na cidade de Iguatu

O homem de nome Francisco Pequeno de Lima, segundo relatos da familia esta desaparecido desdo o dia (21) segunda-feira e foi visto a última vez pela mãe na mesma manhã quanda saia para receber seu pagamento e até então não foi mais visto, o homen que tem por apelido "magão" é residente na rua 27 de novembro nº271 próximo a uma padaria, a familia pede para quem obtiver ou souber alguma informação procurar os mesmo no endereço ditado a cima. 

Escrito por Wilson Junior
Acessos: 638

Mais artigos...